o que você sabia vai saber mais da Livraria CLEO?
Você já se perguntou de onde veio a Livraria CLEO? qual é o propósito? o que ela é? pouca gente sabe, mas não vivem sem ela!
Irei começar a ensinar a vocês curiosos coisas sobre mods que com certeza vocês não conhecem!
NOME: Livraria CLEO
NOME: Livraria CLEO tem o nome mais correto de "Biblioteca CLEO", nós chamamos ela de Livraria pois o nome é "CLEO Library", e a tradução de "Library" é "Biblioteca" e não "Livraria" :) kkkkkkkk mas mesmo assim "Livraria" ainda está correto ou não
O QUE É: Bom, a "Livraria" CLEO é uma extensão de aplicativo, sim, uma .dll renomeada para .asi para ser carregado pelo Asi Loader, literalmente, é um arquivo .dll...
FUNÇÃO: O que muita gente se engana (até eu me enganei) é achar que Livraria CLEO é "a criação de uma pasta com nome cleo onde se coloca os mods lá", na verdade, Livraria CLEO quer dizer "a adição de novos opcodes" (códigos de operações) dentro do jogo, a pasta CLEO só veio na terceira versão da Livraria CLEO! irei explicar depois...
OPCODES: Os códigos de operações (opcodes) são códigos já prontos dentro do .exe do jogo usado para facilitar a criação de missões (os opcodes são usados no "data/script/main.scm" alem de outros scripts como lojas etc no script.img), os mods cleos são criados desse modo, funcionamento igual de como funcionam as missões do jogo e scripts de lojas/academias etc
CLEO 1: A Livraria CLEO 1 foi criada em 9 de março de 2007 pelo hacker Russo conhecido como Seemann, o nome inicial da Livraria CLEO era "Project CLEO" (até hoje não sei o que quer dizer "CLEO" kk), o Projeto CLEO foi iniciado depois de discussões sobre o manuseamento de memoria do jogo, a ideia foi de criar mais códigos de operações para dar mais liberdade na criação de missões dentro do jogo, não só missões, mas também códigos para controlar o jogo (que no caso, funciona exatamente como as missões do GTA funcionam, tudo por opcodes)
O barato, era que os opcodes eram adicionados dentro do main.scm, não tinha nada de .asi e muito menos de pasta CLEO, era tudo dentro do script principal do jogo (main.scm) e os mods eram criados também lá dentro! no caso... apagavam todas as missões e scripts originais do GTA SA para botar novos scripts (novos mods), e a cada edição desse arquivo para adicionar mais mods etc, era necessário dar New Game!
Os primeiros opcodes criados para a CLEO (CLEO 1) foram os opcodes de manuseamento de arquivos, memória e .dll, além de alguns opcodes para auxiliar contas matemáticas entre outras coisas... os opcodes eram criados por meio de "gambiarra" usando programação Assembly dentro do main.scm (programação usada em mods até hoje por pessoas mais experientes)
O fato de poder manusear endereços de memoria do GTA SA deu um pontapé inicial para a criação de ótimos mods e modders indo atrás de descobrir mais endereços de memória do GTA SA para dar cada vez mais possibilidades de criação, 7 anos se passaram e ainda todos os dias as pessoas continuam com isso, atualmente a gente já conhece boa parte do gta_sa.exe e temos muito poderes de criação de mods... é uma pena, estamos a 7 anos procurando coisas e ainda falta quase tudo... Rockstar nunca nos ajudou... kkk
PROGRAMAÇÃO
Mais atualmente, na versão Mobile do GTA SA, vazou uma lista de classes com os nomes reais das funções do jogo (o que nos ajudou MUITO a descobrir mais sobre o funcionamento do GTA SA) além de que agora nós sabemos o nome da programação usada para a criação dos scripts (main.scm etc), no inicio dos tempos nós demos o nome de "SCM" pois nós não sabemos o nome correto... mais atualmente mudou pra "SCR", e logo depois num vazamento de informação dentro da versão Mobile do GTA SA, sabemos que o nome que Rockstar deu para essa programação, é "gta3script"
Resumindo: os mods cleos são criados pela programação chamada "gta3script", mas... não tão literalmente, pois não criamos os scripts como Rockstar criou, não temos o compilador dela, Seemann criou o nosso próprio compilador e próprio modo de se criar os scripts... mais atualmente Deji (o cara que está encaminhando nossa CLEO 4 para CLEO 5) criou um compilador tentando deixar o mais próximo possível da criação de scripts igual como a Rockstar criou o GTA, e a gente sentir na pele o que é "ser Rockstar" além de funções mais avançadas para a criação dos scripts etc... o projeto (SCRambl) continua em progresso, mas ainda pouco popular quanto ao histórico Sanny Builder
Dubi PC com Ơ_ơ『MixMods』